STRATFORD-UPON-AVON, CIDADE DE SHAKESPEARE


Paixão, inveja, ambição e traição. Ninguém soube melhor que o inglês William Shakespeare (1564-1616) traduzir esses sentimentos universais em prosa e verso. Shakespeare escreveu, há mais de 500 anos, 38 peças de teatro e cerca de 150 sonetos, que são até hoje encenados, produzidos e adaptados em todo o mundo. Para quem aprecia sua obra, que inclui clássicos como "Hamlet", "Macbeth", "Romeu e Julieta", "Othelo" e "Henrique VIII", entre tantos outros, uma viagem à Stratford-upon-Avon, cidade natal do gênio do século XVI, é um passeio inesquecível.



Localizada na região central da Inglaterra, na região de Cotswolds (que já descrevi aqui), Stratford é uma bucólica cidade de cerca de 24 mil habitantes, que se desenvolveu a partir da fama de seu filho mais pródigo. Para conhecer melhor suas atrações, minha sugestão é comprar um ingresso que dá direito a visitar casas e jardins históricas relacionados com a vida de Shakespeare - fica mais barato e prático.

Um roteiro básico de passeios deve sempre começar pela casa onde nasceu e viveu Shakespeare (Shakespeare's Birthplace), em Henley Street, no centro da cidade e geralmente ponto de encontro de turistas.

Casa onde nasceu Shakespeare:  preservada

 A casa é muito bem preservada e mobiliada como deveria ser em 1574 - quando Shakespeare viveu sua infância no lugar com seus pais e quatro irmãos. Não tem como não se emocionar ao percorrer os cômodos da casa, que funcionava também como espaço de trabalho para o pai  do escritor, que confeccionava luvas. Durante o verão e a primavera é muito comum atores vestidos a caráter darem vida aos personagens mais populares do dramaturgo pelos cômodos da casa.

De lá vale a pena seguir para New Place (Chapel Street). A casa foi comprada por Shakespeare, em 1597, quando já desfrutava da fama e de uma situação financeira invejável, para que sua mulher e filhos morarem (ele próprio morava em Londres, escrevendo suas peças e administrando o teatro no qual era sócio, o Globe Theatre). Shakespeare viveu seus últimos anos na residência.

Ainda no centro da cidade vale visitar os Bancroft Gardens, um parque perfeito para dar uma relaxada, escutar um artista de rua tocando jazz e tomar um vinho num pub.

Bancroft Gardens, perfeito para relaxar

Ainda no parque

O parque abriga o Royal Shakespeare Theatre, lugar de atuação da Royal Shakespeare Company.

O Royal Shakespeare Theatre

A companhia já está vendendo ingressos para o World Shakespeare Festival - uma celebração da obra do dramaturgo, que vai apresentar, de abril a novembro, cerca de 70 produções, exposições e outros eventos e que vai acontecer não apenas em Stratford, mas também em Londres, Newcastle, Birmingham e Wales.  


Anne Hathaway's Cottage

Como muitas cidades na Inglaterra, Stratford é perfeita para andar de bicicleta. Alugando uma bike, você pode percorrer os cerca de oito quilômetros da Stratford Greenway, ciclovia sem tráfego de veículos num passeio bem bacana. Com um pouco de fôlego você chega ao subúrbio de Shottery (a cerca de 1.6 quilômtro), onde fica o chalé onde a mulher de Shakespeare, Anne Hathaway, viveu antes de se casar com ele (Anne Hathaways's Cottage). Com um belo jardim, o cottage é aconchegante e os guias que conduzem os visitantes pelos diversos cômodos revelam muitas informações sobre o romance do escritor com Anne, 8 anos mais velha que ele.

Gostou? Compartilhe:

0 comentários:

Postar um comentário