AS REGRAS SECRETAS DO COMPORTAMENTO DOS INGLESES

Eu tenho sempre a impressão que qualquer conversa com um inglês começa sempre com algum tipo de comentário sobre o tempo. É algo quase como uma obsessão esse interesse pelo assunto. Mas eu me pergunto: por que tanto interesse? Afinal, convenhamos, a tempertura no país não varia muito - os dias alternam entre 'nublado', 'fresquinho', 'frio' e 'super frio'. Tamebém não há risco de terremoto, tsumani ou maremoto. Então, se não existe o imprevisível, o imponderável, para que tanta excitação?

Segundo a socióloga Kate Fox, autora do super interessante livro "Watching the English - the hidden rules of the English behaviour" ( "Observando os Ingleses - As Regras Secretas do Comportamento Inglês"), essas conversas sobre o tempo não são, na verdade, sobre o tempo. Elas representam um tipo de código verbal que procura superar a natural timidez do povo inglês, uma espécie de quebra-gelo inicial para que as pessoas possam prosseguir falando sobre outros assuntos mais pertinentes.

Ou seja: uma típica conversa com um inglês começa sempre com algum comentário sobre o tempo, como "Awful weather, isnt it?" "It's getting a bit cold, dont you think?" E, a partir daí, aí sim, eles começam a falar sobre o que realmente querem falar.

Mas sobre o que eles gostam de falar?


Para Kate, os ingleses se interessam por tudo que possam saber sobre a vida de alguém. São, essencialmente, uma nação de fofoqueiros - isso mesmo, fofoqueiros! Ela explica que pesquisas recentes revelaram que dois terços das conversas dos ingleses são dedicadas a falar sobre os outros - quem está fazendo o que com quem, quem está na moda, quem deu algum mico, ou sobre o que amigos, familiares e principalmente celebridades, artistas e a realeza fazem, fizeram ou devem fazer e pensar .

E por mais paradoxal que isso possa parecer, fofocar é - segundo a socióloga - especialmente atraente para os ingleses por causa da importância que eles dão à privacidade. Ou seja: quando fofocam, eles sabem que estão fazendo algo proibido, meio sapeca e o risco que isso envolve deixa tudo saboroso.

E os brasileiros, também gostam de fofocar ?

Gostou? Compartilhe:

0 comentários:

Postar um comentário