LONDRES: DICAS DE PASSEIOS


A primeira vez que conheci Londres foi através dos olhos da minha mãe, na década de 70. Ela, que havia morado na cidade durante dois anos, e foi muito feliz lá, me mostrava fotos da cidade que contavam suas aventuras pela capital: passeios pelo Hyde Park, visitas a museus, tardes experimentando chapéus na Harrods. Através de suas estórias, eu também me apaixonei por Londres, onde mais tarde visitaria e depois passaria um tempo estudando inglês.

Londres têm dezenas de atrações turísticas. Só museus e galerias de arte são cerca de 300!!! Um passeio pelas ruas da cidade pode começar de mil maneiras diferentes. Mas é claro que, para aqueles que desfrutam da capital pela primeira vez, há determinadas 'top attractions':

  • Palácio de Buckingham
  • O Parlamento e o Big Ben
  • Trafalgar Square
  • Hyde Park
  • Piccadily Circus
  • A Torre de Londres
  •  Covent Garden
  •  Harrods
  •  London Eye
  •  A Abadia de Westminster
  •  Oxford Street
Isso sem contar os museus, é claro:

  • British Museum
  • National Gallery
  • Tate Modern
  • Madame Tussaud's
  • Victoria and Albert Museum 


Ou seja: num dia só, nem pensar. O que fazer? Uma opção é tomar o famoso ônibus vermelho de dois andares, o "The Original London Sightseeing Tour", cujo roteiro custa 16 libras (cerca de 48 reais ) e cobre a maioria das atrações descritas acima. Se você tem tempo de sobra, o passeio pode durar até o dia inteiro porque você pode descer nas paradas que quiser e fazer o que todo turista que se preza faz: enfrentar a multidão de outros turistas e tirar fotos, por exemplo, ao lado dos guardas no Palácio de Buckingham. Se a fome bater, você ainda pode tomar um café antes de pegar o próximo ônibus da mesma companhia para seguir o passeio até a próxima parada.


Turistas na Trafalgar Square. Ao fundo, a National Gallery

Uma outra idéia bacana e que pode ser feita a pé é percorrer uma área que abrange algumas das atrações acima. Comece pelo Trafalgar Square, no centro da cidade. É a praça mais importante de Londres, onde acontecem as principais manifestações e celebrações populares, como comemorações no Ano Novo. O nome da praça é uma homenagem a Batalha de Trafalgar, vitória britânica durante as guerras napoleônicas contra a França, em 1805. Na praça localiza-se a National Gallery, um dos mais importantes museus do Reino Unido, com um acervo espetacular, com obras de Leonardo da Vinci, Botticelli, Caravaggio, Renoir, Monet, Van Gogh, entre outros. Se for entrar na National Gallery - o ingresso é grátis ! - tem que ter tempo: são mais de duas mil telas. Mas vale muito a pena.

Buckingham Palace em um dia tipicamente chuvoso londrino

De Trafalgar Square siga pela The Mall, rua que vai dar no Buckingham Palace, residência oficial da rainha. Se puder, assista a troca da guarda, que acontece às 11h30 da manhã. De maio ao fim de julho é todo dia; nos outros meses, em dias alternados. É bom chegar com um pouco de antecedência, porque sempre tem turista demais. Se você quiser conhecer parte do palácio por dentro, tem que esperar até agosto e setembro, quando é permitido visitar alguns salões e tirar fotos.

Harrods: consumo super sofisticado

Do Palácio, você pode pegar a rua Constitution Hill até o Hyde Park Corner, comecinho de Knightbridge, o bairro de lojas e prédios sofisticados. Vale visitar a Harrods, a mais luxuosa loja de departamentos do mundo, onde você encontra coleções de designers como Dior, Armani, Chanel, D & G, Marchesa, Versace, Marchesa e Yves Saint Laurent, e tantos outros. São cinco andares de luxo inacreditável, na forma de roupas para mulheres, homens e crianças; perfumes; maquiagem; produtos ligados à tecnologia (como super modernas TVs e home theaters) esportes; produtos de cama e banho e uma área reservada para comes e bebes - bolos, biscoitos condimentos azeites, e vinhos, cafés e chás especiais. Outra loja no mesmo estilinho é a Harvey Nichols, ali pertinho. Tem que ter tempo e saber resistir à tentação do cartão de crédito.

Primavera no Hyde Park

De lá atravesse o Hyde Park, que é lindo e eu já mostrei aqui. O parque, de 350 acres, é excelente espaço de lazer e perfeito para quem quer desestressar - tem gente fazendo piquenique, andando de bicicleta, jogando futebol, brincando com os filhos.

Esquilos brincando no Hyde Park

Nessa época do ano você começa a sentir o espírito da primavera, com o colorido das flores, as árvores verdinhas e os esquilos pulando a sua frente procurando o que comer.

Saindo do parque pelo Speakers Corner, você logo estará na Oxford Street, que junto com a  Regent Street são essenciais para conhecer as melhores lojas ingleses. No final da Regent Street localiza-se o Piccadilly Circus, uma das áreas mais movimentadas de Londres.

Fazendo esse circuito você fecha um grande círculo. E está pertinho do West End, local ideal para aproveitar a noite. Falo do bairro no próximo post.

Leia também:

Londres: Victoria & Albert Museum
Londres: outras dicas de passeio
Londres: Freud Museum
Londres: Royal Opera House


Gostou? Compartilhe: