LONDRES: WEST END, MUSICAIS E PEÇAS DE TEATRO




Um dos meus lugares favoritos em Londres é West End, onde estou hospedada agora (no hotel Strand Palace). O bairro é repleto de pubs, restaurantes e cafés charmosos. E, que delícia, muitas livrarias ! Algumas enormes; outras menores (onde você pode ter a sorte de encontar aquele livro difícil que deseja há tanto tempo) ; há também as especializadas, como as de livros de arte, por exemplo; e os sebos - com descontos incríveis.


'Pura magia', 'Brilhante', 'Sedutora', diz a crítica do musical  'Stomp'

West End é a Broadway londrina - tem um teatro em cada esquina. Com luzes iluminando as fachadas e gigantescas cópias da melhores críticas publicadas pelos jornais na entrada do teatro - vale tudo para conquistar o público!!! 

Algumas das peças populares do momento em West End são "Master Class" (sobre a vida da cantora lírica Maria Callas) e os musicais "Blood Brothers", "Mamma Mia" e "Jersey Boys". Se você quiser ver algum musical bem tradicional, aquele que todo mundo assiste, como "O Fantasma da Ópera", "Les Miserables" ou " Chicago", tem também. Existem várias empresas que reservam´ingressos online, como aqui ou aqui.


'Singing in the rain': sucesso da temporada
Eu e o Mike assistimos dois musicais que fazem o maior sucesso na cidade: "Singing in the Rain"  e "Billy Elliot"- já falei de ambos aqui e aqui -. Os dois espetáculos são aclamados pela crítica especializada e, na minha opinião, quem tiver oportunidade, não pode, não deve perder. Os dois são baseados em filmes homônimos. "Singing in the Rain" (Palace Theatre) todo mundo conhece - quem não lembra daquela cena de Gene Kelly dançando de guarda-chuva na rua ?



Já o musical "Billy Elliot" , com música de Elton John, conta a inspiradora luta de um adolescente em busca de seu sonho. Enfrentando o preconceito da família e amigos, Billy abraça sua paixão pelo ballet e deixa para trás a cidade mineradora onde foi criado. (Ah, o musical está em cartaz no Victoria Palace Theatre, que não é no West End - estação de metrô Victoria Station)´.


'Mousetrap' : 60 anos rm cartaz


Fomos ver também um clássico do teatro em Londres: "The Mousetrap", da Agatha Christie, há 60 anos em cartaz !! A origem da peça é interessante: a rainha Mary, que ia fazer 80 anos, foi perguntada por um repórter da BBC qual seria o evento - ópera, ballet, concerto - que ela gostaria de assistir para celebrar o seu aniversário. Para surpresa de todos, a rainha respondeu que adoraria assistir a uma peça de Agatha Christie. A escritora não se fez de rogada e presenteou a monarca com uma produção chamada "The Three Blind Mice", que deu origem á "The Mousetrap". A peça pode ser vista no St. Martin Theatre. O enredo da peça é típico de Agatha Christie: num pacato hotel no interior da Inglaterra acontece um assassinato. Quem é o criminoso ?


Vimos ainda uma comédia inspirada no livro, de John Buchan, de  "The 39 Steps" (no Criterion Theatre) A peça rendeu um filme dirigido pelo mestre do suspense Alfred Hitchcock (mais tarde foram feitas duas refilmagens).  Muito engraçada e também premiadíssima. Mas, assim como acontece na "Mousetrap",  você precisa ter um bom nível de inglês para poder entender os diálogos - não tem música e dança para ajudar a compreensão do enredo.



O público no Palace Theatre
Os teatros em West End são geralmente antigas construções; o Palace Theatre, onde está em cartaz 'Singing in the Rain', por exemplo, foi inaugurado em 1891.  Dependendo do tamanho do teatro em si, você pode escolher um lugar na platéia (stalls), balcões (dress circle ou grand circle) ou galerias (balcony). Nos intervalos, muita gente vai até o bar - sempre tem um bar no teatro - bebe algum drink ou toma cervejinha.

O que também é muito comum quando o teatro é grande (ou seja, tem muito público assistindo a peça) é, antes do espetáculo, reservar seu drink para tomá-lo no intervalo. Quando o intervalo chega você pega seu drink que é deixado num balcão com um número. Ninguém pega o seu drink, é claro. Viva a organização britânica!!

Nada que um par de binóculos não resolva

E é claro, que quanto mais perto do palco, mais caro fica o ingresso. Mas se você ver algum detalhe e tiver meio difícil, não se preocupe; é só alugar um par de binóculos, por cerca de 1 libra.

Gostou? Compartilhe: