MARATONA DE LONDRES

Maratona de Londres reúne cerca de 35 mil corredores

Está acontecendo agora a a 32a edição da Maratona de Londres, uma das mais importantes e populares do mundo. A competição reúne cerca de 35 mil corredores e outros milhares assistindo nas ruas da cidade (sem contar todo o público que acompanha o evento pela BBC). Aberta para participantes de todas as idades e para aqueles também com necessidades especiais - como cadeirantes -, a corrida é uma festa em Londres.

No circuito de pouco mais de 26 milhas (cerca de 42 kms), os corredores começam no Greenwich Park e cruzam alguns dos pontos turísticos mais famosos de Londres, como o Parlamento, o Big Ben, o Palácio de Buckingham e a Torre de Londres. Na linha de chegada - que localiza-se no Mall , aquela avenida arborizada que dá no Palácio de Buckingham - estará o o príncipe Harry, que vai entregar o troféu aos vencedores.

Além da diversão, a maioria dos competidores (75%) participa para arrecadar fundos para suas entidades de caridade favoritas. Empresas, amigos, vizinhos e familiares dão cash para o corredor, que repassa todo o dinheiro para a entidade. Desde a primeira edição da maratona, em 1981, o evento já levantou impressionantes 500 milhões de libras.

Mas alguns corredores enfrentam a maratona por outros motivos também: para homenagear parentes e amigos que morreram; superar obstáculos - como pessoas com algum tipo de deficiência física -, e há sempre os engraçadinhos, que correm com chapéus enormes, vestidos como super-heróis, carregando instrumentos musicais, dançando - vale tudo para chamar atenção!

Celebridades de TV e cinema também participam e podem ser vistos suando a camisa. Mas, é claro, as estrelas do dia são os corredores profissionais, como o brasileiro Marilson Gomes dos Santos (viva, estamos na torcida!), Emmanuel Muthai, Mary Keitani (vencedora do ano passado) e Lousie Damon. Para as competidoras britânicas de elite há um elemento a mais para aumentar a adrenalina: elas estão disputando a última vaga para as Olimíadas de Londres.



Gostou? Compartilhe: