LIVERPOOL: DICAS DE PASSEIO



Cidade natal dos quatro jovens que assombraram o mundo na década de 60, Liverpool tem muito a oferecer. Em 2008 recebeu o título de Capital Européia da Cultura. Merecido: tem sempre algo movimentando a cidade - um festival de música, uma bienal de arte ou exposições imperdíveis.

Liverpool, que em 2012 comemora 805 anos, teve um papel significativo no crescimento do Império Britânico e no desenvolvimento da revoulção industrial da nação. A cidade cresceu principalmente com o movimento do porto, construído em 1715 , e mais tarde, durante o reinado da rainha Victoria (1837-1901). Somente no ano de 1847, cerca de 300 mil pessoas migraram para a cidade atrás de novas oportunidades de vida, principalmente para trabalhar no porto da cidade. Dezenas de imponentes e lindos prédios foram construídos nessa época - você pode ver muitos deles hoje, como o St George Hall e a primeira biblioteca pública da cidade.


 Liverpool fica no noroeste da Inglaterra, a cerca de 340 quilômetros de Londres. A maneira mais fácil é chegar na cidade é de avião,  o aeroporto John Lennon (sim, esse é o nome do aeroporto! ) fica a cerca de 15 minutos do centro da cidade. Mas existem outras opções. De trem, saindo da Estação Euston, em Londres, em cerca de 2 horas e 10 minutes você chega na Lime Street Station, que fica no coração de Liverpool. De ônibus, sempre a partir de Londres, demora mais um pouco: são cerca de 5 horas, mas algumas motoristas podem parar nos aeroportos de Birmingham ou Manchester no caminho, e aí você pode acrescentar cerca de mais uma hora à viagem.



Centro da cidade de Liverpool

Liverpool é uma cidade de tamanho médio, como tantas outras no país: são cerca de 450 mil habitantes. Quem quiser ter uma visão panorâmica rápida da cidade o melhor mesmo é assumir seu lado turista e pegar um ônibus de dois andares, panorâmico, desses vermilhinhos que todas as cidades turísticas têm e que visitam os principais pontos turísticos da cidade.



Ou fazer um outro tipo de tour, mais divertido e ideal para quem tem filhos pequenos: entrar num Yellowduckmarine, veículo anfíbio.

Yellowduckmarine: passeio turístico divertido
 que termina com mergulho no rio Mersey

 O passeio, que durante cerca de uma hora, também visita os principais pontos turísticos e termina com um tchibum no rio Mersey! As crianças a-do-ram!


Você pode pegar tanto o ônibus como o Yellowduckmarine no Albert Dock - onde, aliás, eu sugiro que você comece o seu passeio para conhecer a cidade.

Mas, na minha opinião, a melhor maneira de conhecer os pontos turísticos ou descobrir recantos mais escondidos é fazer o que todo bom turista já sabe: percorrer a cidade a pé.
E a minha lista dos pontos turísticos imperdíveis para ter uma boa noção da cidade inclui:


  • Albert Dock;
  • Royal Liver Building;
  • St Nicholas Church;
  • Liverpool One;
  • Matthew Street, Cavern Club e tours sobre os Beatles;
  • Catedral de Liverpool;
  • Museu de Liverpool;
  • Museu Marítimo;
  • Speke Hall.


Albert Dock: playground dos
moradores de Liverpool

A minha sugestão é começar o passeio pelo Albert Dock, lindo espaço de lazer dos moradores da cidade. Zona portuária à beira do rio Mersey, que banha a cidade, a área foi modernizada na década de 80 e, desde então, se tornou o playground favorito de quem mora em Liverpool.



Albert Dock: patrimônio da Humanidade
pela Unesco

O Albert Dock é patrimônio da humanidade pela Unesco desde 2004.Os antigos armazéns hoje abrigam charmosos pubs, cafés e restaurantes, além das previsíveis lojinhas de presentes e souvenirs. A área também conta com alguns dos melhores museus da cidade, como o Museu de Liverpool, o Museu Marítimo, e uma filial da londrina da Tate Gallery.




O Museu de Liverpool é um programa para toda a família e vale a pena uma visita. O novo prédio que abriga o museu é espetacular (fiz um post especialmente sobre o museu aqui) e foi inaugurado oficialmente pela rainha Elizabeth em dezembro último.

Arquitetura arrojada no novo
prédio do Museu de Liverpool

O projeto arquitetônico arrojado do holandês Kim Herforth Nielsen teve inspiração na arte japonesa dos origamis e nos navios que transitavam no porto da cidade. Mas a beleza custou caro: a construção dos três andares do ediício consumiu respeitáveis 72 milhões de libras.

O museu abriga exposições permanentes que contam a história da cidade, abordando seus aspectos geográficos, informações sobre a população, imigrantes e desenvolvimento econômico.

Museu de Liverpool: interatividade atrai público


É um museu super interativio, com painéis com dispositivos de som e luzes, quebra-cabeças gigantes e jogos de perguntas e respostas que desafiam a imaginação dos visitantes.

Ainda no Albert Dock está localizado o Museu Marítimo, que explora a histórica náutica da cidade. O visitante aprende como o porto de Liverpool teve grande importância mundial: no século XVIII, em função do tráfico dos escravos, e também na Segunda Guerra Mundial.

Não deixe de ver as exposições permanentes sobre o Titanic. A cidade tem uma relação muito forte com o navio, que foi construído, na Irlanda, para uma empresa daqui, a White Star Line. Uma das mais importantes do setor na época, a White Star era dona de uma frota de navios luxuosos que faziam a rota entre a Inglaterra e os Estados Unidos - entre eles o Titanic. Além disso, cerca de 100 pessoas de Liverpool faziam parte da tripulação do navio e morreram na tragédia.

Por fim, se ainda tiver fôlego, não deixe de visitar a Tate Liverpool - filial da galeria londrina - que conta com um acervo de arte moderna e contemporânea . Entre obras de Matisse, Picasso e Salvador Dali, você encontra também peças da brasileira Lygia Clark.

Ainda no Albert Dock, preste atenção como o Royal Liver Building, um dos cartões postais da cidade, se impõe com seus 90 metros de altura.  No topo do edifício, inaugurado em 1911, os dois pássaros (liver birds) que dão nome ao prédio e, segundo a lenda, protegem a cidade.

Leia também:
Passeio básico em Liverpool


Gostou? Compartilhe: