PROGRAMA TV SOBRE DESIGN NA INGLATERRA


Projeto em andamento de um casa
 em Clapham, na Inglaterra
Um dos meus programas favoritos na TV é o "Grand Designs', no Channel 4. Apresentado pelo designer Kevin McCloud, o show acompanha, durante meses, casais que desenvolvem projetos de construção da casa de seus sonhos. Muitas vezes a empreitada é ambiciosa, pois embuídos do famosos espírito inglês DIY ('Do It Yourself', faça você mesmo!), que já mostrei aqui, eles dispensam operários, e contam apenas com a ajuda de amigos e familiares na construção. Principalmente agora, numa época em que o dinheiro anda curto na Inglaterra, a idéia de construir a sua própria casa parece tentadora.

Kevin McCloud apresenta
o programa
Os projetos são variados: renovação de celeiros da época vitoriana e que se encontram parcialmente destruídos; construção de casas ecológicas que representem um mínimo impacto à natureza; construções em lugares inusitados, como dentro de um grande buraco, ou numa caverna ou mesmo num penhasco de difícil acesso. Muitos se perdem na previsão do orçamento, e acabam tendo que morar em trailers durante os meses de construção, enfrentando o rigoroso inverno inglês em condições precárias.

Programa rendeu
 frutos: revista Grand Designs

Mas os resultados valem a pena: todos os projetos resultam em construções bacanas, muitos dos quais com arquitetura arrojada e projetos pioneiros.

O programa rendeu frutos: a revista Grand Designs está comemorando agora, em junho, sua 100 a edicão. Você pode assistir ao show diariamente às 8hs, no Channel 4.

Gostou? Compartilhe: