O VERÃO DE SHAKESPEARE NA INGLATERRA


Esse é o verão de Shakespeare. Uma exposição, um festival e uma série de TV celebram a vida e obra do escritor que viveu há cerca de 400 anos e produziu 38 peças, além de inúmeros sonetos.

Uma grandiosa exposição sobre a vida e a obra do escritor está sendo exibida no British Museum (em Londres) até 25 de novembro. A mostra `Shakespeare: staging the world´ ressalta a importância que Londres teve na vida do dramaturgo. Na época, a cidade vivia um período de efervescência cultural, com a modernização dos teatros e casas de espetáculo, entre eles o The Globe, que seria o palco das apresentações das peças do escritor.

Filmagem de Henrique V, série da BBC

Além disso, a BBC está exibindo três peças de Shakespeare: 'Ricardo III', 'Henrique IV' e 'Henrique V', com um elenco de estrelas, entre eles os atores Jeremy Irons, Ben Whishaw, John Hurt e Julie Walters. As peças fazem parte do grupo de 10 'peças históricas' que o dramaturgo escreveu sobre as monarquias da Inglaterra dos séculos XII ao XVI - recheadas por temas como ambição, inveja e lutas pelo poder. Cada peça tem o nome do monarca que regia a nação na época.

 Por fim, um super evento celebra, até setembro, a obra e vida do dramaturgo: o Shakespeare World Festival, organizado pela Royal Shakespeare Company, sediada na cidade natal do autor, Stratford-upon-Avon. O evento, fruto de uma parceria da companhia com mais de 50 organizações culturais do mundo todo, patrocina cerca de 70 produções da obra do inglês até novembro. Clique aqui para informações sobre onde e quando acontecem as encenações, em diferentes línguas, em diferentes partes do planeta.

Gostou? Compartilhe: