MALA PARA ENFRENTAR INVERNO NA INGLATERRA


Tenho a maior prática em fazer mala para todo tipo de viagem: poucos dias, uma quinzena, mês inteiro. Minha vida foi acontecendo de uma maneira que eu sempre tive que viajar muito - numa ponte aérea Paraná (onde morei durante 17 anos) - Rio (minha cidade natal) e, nos últimos dois anos, Liverpool-Rio. Ou seja: mala é comigo mesmo!
Fiz hoje uma lista básica e bem prática das peças de roupa necessárias para quem vem passear aqui na Inglaterra durante o inverno.

A primeira dica é: se vestir no inverno europeu significa se vestir em camadas. Não adianta apenas um super casaco de lã em cima de uma camisa de seda - pode ficar lindo, mas você vai congelar. As inglesas são especialistas em se vestir com camadas estilosas de roupas - ´técnica´ chamada aqui de layering. E não se assuste: você não ficar parecendo gorda ou esquisita, com uma roupa em cima da outra. Ao contrário: roupa de inverno é sempre mais chique.

1.Como é o truque das camadas? Bem, primeira camada, depois do sutiã: uma blusinha tipo segunda pele, chamada aqui de ´thermal´. Não é a segunda pele que a gente às vezes usa no Brasil, bem fininha. Essa é mais encorpada, térmica, aquece horrores. Tem de manga comprida e curta - eu sempre visto uma de manga comprida. Não conhece, nunca viu, não tem no Brasil? No problem, compre duas assim que colocar os pés na Inglaterra. É fácil de encontrar, principalmente em lojas de departamento; a Marks & Spencer ou a John Lewis (com filiais em todas as cidades tamanho médio do país) têm sempre para vender. Não são caras: cerca de 10 libras cada. (Ah, tem calça thermal também)

O truque é se vestir em camadas

2.Segunda camada: uma basiquinha de manga comprida de lã. Se for de cashmere, melhor ainda. Mas qualquer lãzinha gostosa e quentinha serve. Em tenho muitas, de uma cor só, lisinhas, sem estampa. Esse tipo de blusa é fácil de comprar no Brasil, né?

3.Terceira camada: uma suéter grossa e bacana. Um pouco de cor é legal, porque ninguém merece se vestir de preto e cinza o tempo todo no inverno, né? Quer aproveitar e comprar uma ou duas aqui (eles chamam de ´knits´ ) na Inglaterra? Corra para lojas como a Topshop, Next, H & M - preço razoável e muuito estilo.

4.Última camada: casacão longo de lã, aquele que vai até o meio da coxa. Quando eu viajo para outro país aqui na Europa no inverno eu só levo dois - geralmente um preto e um marrom. Não precisa ficar variando o casacão - você varia a suéter de baixo. Principalmente porque o casacão você vai usar só na rua. Quando a gente entra em qualquer loja, restaurante, pub, supermercado, a primeira coisa que a gente faz é tirar o casacão pois o aquecimento é muito bom.



Não tem nenhum casacão? Peça emprestado para aquela amiga que viaja sempre, para a tia ou prima. Se quiser investir num, a melhor época para comprar é a partir do dia 26 de dezembro (Boxing Day), quando to-das as lojas entram em liquidação. Ano passado comprei dois casacos lindos, longos, super quentes, estilosos por 40 libras cada um (cerca de 120 reais).Tem trezentos modelos: estilo militar, amarrado na cintura, em formato trapézio, com capuz etc - e para todos os bolsos também - de 30 à 500 libras.

5.Meia-calça. Dá para comprar no Brasil - invista numa de fio 40 ou 60. Se quiser comprar aqui é super fácil, tem à venda em qualquer esquina, até em supermercado minúsculo. Tem umas super grossas maravilhosas que são thermal também.

6.Botas. Se você vai passear como todo turista faz, escolha bota com um salto confortável. Cano baixo ou alto? Em viagens de 10 ou 15 dias, eu levo sempre três pares: duas de salto baixo e uma de salto alto, para sair à noite, com uma calça mais bacana.

7.Acessórios de inverno são importantíssimos. Não apenas para aquecer, mas para garantir o look estiloso.

  • Adoro um chapéu - e adoro experimentá-los em lojas. Com um chapéu toda mulher fica linda, com um look mais charmoso ... e vamos combinar, se a gente não usar um chapéu no inverno europeu vai usar quando? Uma dica bacana: comprei outro dia um boné impermeável baratíssimo no camelô que agora mora na minha bolsa. Se começar a chover (e sempre começa a chover por aqui rs), abro a bolsa e coloco o boné.
  • Luvas não são apenas lindas, mas fundamentais para as mãos não congelarem - não saio nunca de casa sem elas. Escolha as coloridas ou estampadas para dar um charme no visual.
  • Cachecóis (de lã, nada de seda fininha) são perfeitos - conferem estilo e aquecem. E como aprender a arte de amarrar um cachecol daquela maneira linda que as inglesas (e francesas!) fazem tão bem?  Dê um google para acessar tutoriais como esse aqui.
Snood: para barrar o frio
  • Ainda está com frio no pescoço? Compre um snood - que é uma espécie de turbante para o pescoço, um  cachecol que não precisa amarrar. Tem uns lindos e aquecem muito!!!
8. Sobre bijuterias. Antigamente quando eu viajava, eu levava uma necessaire repleta de anéis, pulseiras e colares. Depois perdia um tempão decidindo qual usar antes de sair do hotel. Agora não. Levo apenas dois aneis bem bacanas, dois pares de brinco e não levo nenhuma pulseira (apesar de ter milhares e adorar todas, quando viajo não levo nenhuma). Dica: quando viajo coloco na mala cinco ou seis colares lindos e grandes. As inglesas usam muuuuito colares no inverno, que chamam de ´statement necklaces´ (ou seja: colares que dão um tchã fashionista no visual). Se tiver usando um cachecol muito grande, não uso colar. O cachecol arremata o look.

9.Última dica : nunca, mas nunca saia do hotel sem um guarda-chuva!

Pronto! Você agora está linda, preparada e aquecida para enfrentar o inverno na Inglaterra!

Leia também:

Mala viagem primavera / verão na Inglaterra

Gostou? Compartilhe:

3 comentários:

  1. Essas roupas térmicas é legal procurar aqui no Brasil em lojas de esporte que vem roupas de esqui. Achei as minhas na Decathlon :)

    Adorei as dicas, estou arrumando mala para o inverno europeu, deu várias ideias!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ótima idéia essa de procurar blusinhas térmicas em lojas de esqui. Me lembrei agora tb de uma loja no Rio chamada de Loja de Inverno - deve ter thermos lá tb. Que bom que vc gostou das dicas! Se agasalhe bem rs, boa viagem e divirta-se!

      Excluir
  2. Vou imprimir com certeza essa lista! :))
    Adoro seu Blog achei ele hj mas tô viciada :P beijos Susan

    ResponderExcluir