COMO CONVIVER COM A NEVE?




Todo mundo sabe e eu já comentei aqui sobre a obsessão dos ingleses com o tempo. E em épocas de inverno rigoroso, com muita neve, dá para sentir melhor essa ... , tá bom, vamos chamar assim de ... 'preocupação' com o assunto. Mas tenho que dar o braço a torcer: a preocupação é válida. Montanhas e parques cobertos de neve são lindos, crianças jogando bolas de neve uma nas outras também é lindo, ver a neve cair nas ruas quando você está do lado da lareira na sua casa também é muito lindo. Mas essa lindeza, felicidade e emoção toda dura apenas umas poucas horas. O  dia-a-dia de quem tem que sair para trabalhar, andar nas ruas, pegar carro ou transporte público - ou seja, conviver com neve e gelo nas ruas e estradas, não é fácil.

Na Inglaterra - assim como em todos os países que enfrentam tais queda de temperatura - o esquema para evitar o caos é posto logo em ação.  Pelo que eu percebi, o esquema básico aqui é o seguinte:


1. Nos jornais, televisão, web e rádio há boletins periódicos (ou seja: a toda hora!) que mostram a previsão do tempo - com muuuuitos detalhes. Eles fazem previsão de tudo: da queda de neve (quantos centímetros devem cair), da velocidade dos ventos, da quantidade de chuva... Há, claro, boletins também sobre as condiçōes das estradas,  aeroportos e estaçōes de trem  - inclusive informando aos motoristas e passageiros quanto tempo a mais do que o planejado com a viagem  eles vão levar. 

2. A cada inverno, o Departamento de Meteorologia (Met Office) anuncia ao público o nível de alerta do momento. São quatro níveis: o nível 1, (verde, de preparação), que aconselha as pessoas e serviços sociais e de emergência (como a Defesa Pública) a se prepararem para a nova estação que está chegando; o nível 2, (amarelo, de alerta), lançado assim que há 60% de risco de acontecerem temperaturas abaixo de 2 C por mais de 48 horas; o nível 3 (laranja, de ação), com temperaturas baixas, neve e diferentes agentes públicos visitando e trabalhando em pontos de risco; nível 4 (vermelho, de emergência), que geralmente exige ajuda do governo federal. 

É claro que toda a organização não consegue, muitas vezes,impedir o caos. O aeroporto de Heathrow, em Londres, ficou assim ontem, com mais de 100 vôos cancelados e espera prevista de 8 horas

3. Outros órgãos, como o Highways Agency  (um tipo de Departamento de Estradas e Rodagem daqui) também fazem alertas semelhantes, oferecendo informaçōes sobre as condiçōes de rodovias.
Sal nas estradas e ruas para impedir derrapagem

4. Caminhōes de limpeza de neve (chamados de "snowplough trucks") fazem parte do cenário - eles são essenciais para desobstruir as ruas e estradas e permitir que a rotina da população siga em frente. Sal é jogado nas estradas por caminhōes ("grittertrucks")  para impedir que os veículos derrapem.  

5. Serviços públicos de saúde ( que fazem parte do NHS, o National Helath System), oferecendo informaçōes sobre como se prevenir contra gripes e outros problemas típicos da estação ou como cuidar melhor de crianças e idosos no frio, estão permanentemente à disposição do público.
A dificuldade do motorista  em Essex; enfrentando o frio no parque em Southampton, e
na bike em Cambridge - todas cidades localizadas no sul da Inglaterra




Gostou? Compartilhe:

0 comentários:

Postar um comentário