SISTEMA SAÚDE BRITÂNICO


O sistema público de saúde no Reino Unido (National Health System - NHS) é considerado um dos melhores do mundo. E deve ser mesmo; a minha experiência é a melhor possível. Em 2010, tive uma infecção estomacal braba. O Mike telefonou para o 999 no meio da madrugada e os paramédicos, com uma ambulância, chegaram em menos de 10 minutos ao nosso apartamento. Na emergência do Liverpool Royal Hospital - hospital público, mas que parece hospital brasileiro particular de qualidade superior - fui atendida imediatamente por médicos e enfermeiras de plantão, de uma maneira educada, atenciosa, mega profissional, eficiente e rápida. Fiz, em menos de 15 minutos, exame de sangue e outros que eles julgaram necessários. O resultado dos exames foi super rápido, assim como o diagnóstico. Depois de medicada, permaneci numa enfermaria, em observação, por algumas horas, sempre sob a supervisão de um médico. Melhorei e recebi alta. Não paguei absolutamente nada; ninguém sequer solicitou algum documento meu. Ou seja: se você está no Reino Unido e tem o infortúnio de ter uma emergência médica, o NHS te acolhe. 



Se eles tratam com tanto respeito uma estrangeira, que na época era apenas uma turista na cidade, imagine o tratamento recebido pelos cidadãos. O Reino Unido gasta 8,2% do PIB em saúde - e a gente percebe que o dinheiro é realmente investido em manutenção, modernização e capacitação de profissionais. 





O respeito com os pacientes - que foram ou ainda são contribuintes - é grande. Pacientes que tiveram alta, mas não têm carro, não podem se locomover para pegar transporte público ou não têm dinheiro para pagar um táxi são transportados em mini-ônibus para casa. Idosos que tiveram alta mas vivem sozinhos e precisam de cuidados (como alguém para fazer curativos, por exemplo) são visitados regularmente por especialistas - enfermeiros ou assistentes sociais. Dependendo do caso, cuidados com a higiene e até mesmo o preparo de refeiçōes são assegurados até o restabelecimento. 

O sistema público britânico, para mim, brasileira acostumada com o descaso do SUS, é uma maravilha. Mas o NHS está sempre na mira da mídia, que aponta qualquer irregularidade ou falha. No ano passado, uma pesquisa revelou que a a satisfação com o serviço sofreu uma significativa queda - apenas 58% do público se mostrou satisfeito - no ano passado o nível de satisfação era 70%. A insatisfação é devida aos recentes cortes em investimentos  - medida intolerável para a população. 

Se você mora por aqui legalmente, o procedimento para ter direito a receber atendimento regular do NHS é: acessar o site do NHS para se cadastrar e obter uma lista de GPs ('general practitioner', clínico geral) perto de onde você mora. Esse clínico te encaminhará para o especialista (e hospital) em caso de necessidade. 

Gostou? Compartilhe:

0 comentários:

Postar um comentário