DICAS PARA DIRIGIR NA INGLATERRA


Uma leitora me pediu para escrever algumas dicas para o turista que vai pegar a estrada e dirigir na Inglaterra. Então lá vão elas. O mais importante é, claro, saber que aqui a mão é contrária à nossa nas ruas. Ou seja:  o volante fica à direita e os veículos seguem a mão da direção pela esquerda.  A 'mão inglesa', como é chamada, causa uma super estranheza no início.  Minha sugestão é ficar bem focado na rua - acho que demora uns dois dias para o motorista se acostumar e se sentir confortável com a mudança de perspectiva e pesquisas mostram que é justamente nesse período que os acidentes envolvendo motoristas estrangeiros acontecem. 

Pay and Display
limite de velocidade na Inglaterra é sempre indicado em milhas (5 milhas correspondem a 8 quilômetros). O limite depende do tipo de carro e do tipo de rua / estradaO motorista que ultrapassa o limite de velocidade permitido pode receber uma multa e ter problemas com a carteira. Há câmeras de vigilância, radares e policiais por toda a parte. 

Nas estradas da Inglaterra é proibido usar a pista de acostamento (chamada de hard shoulder) para ultrapassagem. Essas pistas são abertas para os motoristas em caso de emergência ou quando a autoridade competente considerar necessário para afrouxar o tráfego. É proibido também parar nessa pista para atender ou fazer ligaçōes de celulares; só vale para emergências mesmo.


Poucas estradas têm pedágio - chamados de toll. Alguns pedágios só aceitam moedas e não dão troco. E onde parar  para colocar gasolina no tanque ou ir a uma lanchonete?  Numa service station, onde você encontra ainda pequenas lojas - fique atento à placa indicando. 

Quem quiser estudar um pouco sobre as estradas antes da viagem, o livro "Guia Visual: Estradas da Inglaterra, Escócia e Páis de Gales" contém informaçōes e 25 itinerários,  percorrendo cidades como Cambridge, Edimburgo e York.

Aqui não tem a praga dos flanelinhas nas ruas das cidades. Você paga o parquímetro - chamado de pay and display ("pague e mostre"). O valor pago depende do tempo que o carro vai ficar estacionado. Mas atenção : você precisa deixar o recibo de pagamento bem visível no para-brisa do carro. 

Por fim, NAO É necessário ter uma carteira internacional de motorista para dirigir no Reino Unido, mas a Permissão Internacional de Dirigir (PID) facilita sim a vida do turista, principalmente na hora da locação do carro, entendimento com agentes de trânsito, em casos de acidentes e infrações. Por que? Porque a PID, com informaçōes em inglês, facilita a leitura dos dados do condutor e a liberação do veículo. A PID é expedida no Detran - cada Estado tem sua própria burocracia - e a validade coincide com a da nossa carteira nacional. E, importante !, a PID só é válida junto com a carteira nacional de habilitação e o passaporte. Nunca dirija sem esses documentos.

Gostou? Compartilhe:

12 comentários:

  1. Eu não sabia q precisava estar com a PID ,PASSAPORTE E A habilitação em mãos porq me informaram aqui não é obrigatório andar com documentos e se eu tiver qualquer problema poderia apresenta los depois... Boa dica vou me informar melhor sobre este assunto.thanks

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não é obrigatório, porém, "bate na madeira", se algo acontecer, fica muito mais fácil de resolver na hora. Dispensando a obrigatoriedade de ter que ir buscar e apresentar, talvez em outro dia, os documentos, caso seja necessário averiguar ou confirmar a vericidade.
      Não desejamos que algo saia errado, mas é bom se preparar para eventualidades.

      Excluir
  2. Olá, minha CNH vence em 2018 e tirei a PID agora em Fevereiro. Cheguei no Reino Unido em Fevereiro também. Minha PID vale por um ano ou vale até 2018 aqui no RU? Se eu sempre renovar nas férias, no Brasil, não precisarei ter a CNH daqui da Inglaterra?
    Obrigada desde já.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Na PID tem o vencimento. Normalmente são 3 anos. Verifique na 1ª folha da PID.

      Excluir
    2. Que eu saiba, a PID tem a mesma validade do CNH.

      Excluir
    3. A PID tem validade igual a da CNH. Nem mais, nem menos.

      Excluir
  3. Não estou encontrando minha carteira de habilitação do brasil, porém tenho a PID. Posso dirigir só com a PID?

    ResponderExcluir
  4. Se tenho a cnh brasileira e a PID, e sou residente no UK, posso comprar um carro e usar apenas esses documentos sem precisar tirar a carteira de habilitação britanica?

    ResponderExcluir
  5. Tenho a CNH somente para carro no Brasil. Fazendo a PID posso pilotar moto na Inglaterra?

    ResponderExcluir