POLÍTICA E ÉTICA NA INGLATERRA


O que acontece na Inglaterra quando um político comete um crime e é pego mentindo à Justiça, mídia e sociedadePara responder à essa pergunta, relembro o que aconteceu recentemente com o ex-ministro britânico de Energia e Mudanças Climáticas Chris Huhne.

A estória é a seguinte: dez anos antes de assumir o cargo no governo, Huhne recebeu uma multa de trânsito por excesso de velocidade. Com medo de perder a carteira de motorista (o sistema de pontuação é semelhante ao nosso, e ele estava enforcado), sua mulher, Vicky Price, que tinha uma pontuação baixa, assumiu a multa. 

Pois bem, anos mais tarde Huhne tornou-se ministro do governo David Cameron e se separou de Vicky, depois de 26 anos de casamento (dizem que por causa de um caso de Huhne com uma assistente). Um dia a ex-mulher, em entrevista ao Sunday Times, contou o episódio da troca de multa. Huhne - como é muito comum nos políticos no Brasil - negou (à mídia e à Justiça) a estória veementemente, afirmava que era tudo mentira da ex-mulher. 

Resultado? A verdade veio à tona, ele confessou, foi processado por obstrução à Justiça ( perverting the law of justice), teve que renunciar ao cargo de ministro e foi condenado a oito meses de prisão. 

Na Inglaterra é assim. Chris Huhne foi preso e perdeu seu alto cargo no gabinete de Cameron por ter sido condenado por um crime (mesmo que seja um crime considerado menor como esse) e por ter mentido e tentado encobrir seu ato. Enquanto isso, no Brasil...
Quem quiser saber mais sobre o caso do ministro inglês, leia no Guardian aqui.

Gostou? Compartilhe:

Um comentário:

  1. No brasil será que algum político ficaria impunir, com tanta corrupção e lavagem de dinheiro... Séria um extermínio aos políticos corruptos.

    ResponderExcluir