ALUGUEL DE CARRO NA INGLATERRA

Muita gente me escreve dizendo que planeja viajar de carro pela Inglaterra e pedindo dicas sobre aluguel de veículos por aqui. Eu acho a idéia de pegar a estrada ótima - como já escrevi aqui no blog, as rodovias na Inglaterra são muito bem conservadas e sinalizadas. É fácil dirigir - quando a gente se acostuma com a mão invertida… Então decidi escrever para vocês hoje uma lista básica dos documentos necessários que os motoristas que não residam no Reino Unido têm que apresentar na hora de alugar um carro. Os preços variam, é claro - dependem do tamanho, modelo do veículo, tempo do aluguel etc.

De acordo com a agência Thrifty Car Rental, com filiais em dezenas de cidades, esses são os documentos necessários:

1. passaporte;
2. carteira nacional de motorista válida, que deve ser apresentada com uma tradução para o inglês. Veja bem: não é necessário ter uma carteira internacional de motorista para dirigir no Reino Unido, mas o documento chamado de Permissão Internacional de Dirigir (PID) facilita sim a vida do turista, principalmente na hora da locação do carro, entendimento com agentes de trânsito, e até mesmo em casos de acidentes e infrações. Por que? Porque a PID, com informaçōes em inglês, facilita a leitura dos dados do condutor e a liberação do veículo. A PID é expedida no Detran - cada Estado tem sua própria burocracia - e a validade coincide com a da nossa carteira nacional. E, importante !, a PID só é válida junto com a carteira nacional de habilitação e o passaporte;

3. documento que comprove a data de chegada e saída do Reino Unido;


É importante lembrar que se outras pessoas também vão dirigir o carro, elas também devem apresentar carteira de motorista válida com tradução. Nessa agência que eu consultei, o pagamento é feito por meio de cartão de crédito no nome do motorista (cartão de débito de fora do Brasil não é aceito). Veículos com mais de nove assentos (incluindo o do motorista) não são alugados para pessoas que não têm uma carteira de motorista expedida no Reino Unido.
  

Leia também:

Rodovias na Inglaterra
Enfrentar neve na estrada
Dicas para dirigir na Inglaterra

Gostou? Compartilhe:

0 comentários:

Postar um comentário