CARTÃO DE RESIDENTE NA INGLATERRA


Depois de enfrentar a burocracia para conseguir o visto de noiva - necessário para qualquer brasileira que deseje se casar na Inglaterra com um cidadão britânico e morar no país - eu e o Mike nos casamos em Liverpool em outubro. Um mês depois do casamento, me candidatei ao biometric resident permit, cartão que comprova que eu tenho o direito de residir, trabalhar ou estudar no Reino Unido e que pode ser usado como uma forma de identificação. Foi um processo que envolveu a apresentação de dezenas de documentos que comprovaram que o meu casamento é legítimo e verdadeiro; que eu tenho condiçōes financeiras para me manter no Reino Unido (ou seja: não vou recorrer a benefícios do governo para sobreviver); e que eu e meu marido temos acomodação garantida no país. 


A UK Border agency é a agência federal que concede o cartão de residente aos imigrantes 


O processo é organizado pela UK Border Agency,  agência do governo que cuida das solicitaçōes dos diferentes tipos visto no Reino Unido. Depois de preencher e imprimir o formulário online (com perguntas sobre mim e meu marido) e pagar a taxa de solicitação do permit, marcamos a entrevista no escritório da UK Border Office aqui em Liverpool. Lá, além de me submeter a um teste biométrico, eu entreguei os documentos que comprovam que tudo que eu informei no formulário online era verdadeiro. Basicamente eu entreguei todos os documentos que já havia entregue para conseguir o visto de noiva (veja lista detalhada aqui) + a certidão de casamento, fotos da cerimônia e lua de mel. 

Esperamos enquanto uma funcionária analisava, com calma, toda a documentação. Passados cerca de 40 minutos ela informou que os documentos estavam OK e que ela havia concedido o permit. Ela explicou ainda que o meu cartão chegaria pelo correio em cerca de 10 dias úteis. O cartão, que chegou dentro do prazo previsto, é como uma identidade brasileira: com fotografia, nome completo, data de emissão e assinatura. Ele vale dentro do Reino Unido; não substitui o passaporte, no caso de eu viajar para o exterior. Tirei uma cópia colorida, que plastifiquei e agora mora na minha carteira; o original deixo em casa.

Vale lembrar que nós também regulamentamos nosso casamento no Consulado brasileiro em Londres. 

Gostou? Compartilhe:

8 comentários:

  1. Olá Claudia! Bom dia! Esse permit equivale ao visto de casada ou é somente um cartão de identificação? Você também já tirou o seu visto de casada? Abraços!
    Flávia.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Lunna ! O biometric resident permit é um cartão de residente para quem tiver casado com cidadão britânico na Inglaterra. Bj

      Excluir
    2. Nunca fiquei sabendo desse cartão! Obrigada pela dica!

      Excluir
  2. Oi Claudia ! Tudo bem ?
    Além deste cartão você fez a solicitação de um novo visto após o casamento ? Ou o visto e o cartão são a mesma coisa ?
    Também estou confusa em relação as rotas.
    Qual delas você usou 2 ou 5 anos ?
    obrigada.
    Abraços, Hellen.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Hellen ! O meu cartão de residente serve como visto de entrada no Reino Unido. Ele tem validade de dois anos e meio. Após esse período, devo entao solicitar outro cartao - o de residência definitiva, se as regras não mudarem ! Abraço.

      Excluir
  3. boa tarde queria esclarecer algumas duvidas eu casei na inglaterra com uma paquistanesa e tivemos que enviar os nossos decumentos por um solicitador e gostaria de saber quanto tempo demora a chegar o cartao de residencia para a minha mulher obrigado

    ResponderExcluir
  4. Olá Cláudia, casei com um britânico no início de novembro. Ele pretende mudar o nome dele por deed pool para o nome original da família do avô paterno formando um nome composto com o meu sobrenome. Após essa mudança iremos aplicar o visto meu visto de residência. Eu quero assumir esse sobrenome, do meu marido. Mas a certidão de casamento aqui não apresenta nenhuma alteração de nome. Eu pergunto, como se faz para obter o nome de casada? Ele vem no visto de residente? Porque no site do nosso consulado eles dizem que é preciso apresentar um documento oficial com o novo nome para que a mudança seja efetivada na certidão brasileira e demais serviços. Você poderia me esclarecer sobre essa questão? Muito grata, Rosa.

    ResponderExcluir
  5. ola moro em inglande desde 2003 mas nunca tirei qualquer cartao a nao ser passaporte cartao de cidadao por estar fora de prazo [RENOVACAO] mas me disseram que sendo Portuguesa imigrante que preciso de cartao de residente nao tenho apenas me registrei renovei ,,,isto em 2005 e preciso ?

    ResponderExcluir