O QUE EU APRENDI NA INGLATERRA


Muita gente me pergunta qual a maior lição de vida que tiro da minha experiência aqui na Inglaterra. Sem hesitar, eu afirmo: aprender a viver com mais simplicidade. Aqui em Liverpool, a minha vida é muito mais enxuta do que era no Brasil: sem carro, ando a pé ou recorro ao serviço público de transporte; conto com a ajuda de uma faxineira apenas durante três horas num único dia da semana; e moro num apartamento que é um quarto do tamanho do meu antigo no Brasil. Ou seja: tudo infinitamente mais simples. Mas essa vida não é um sacrifício que eu enfrento em troca da oportunidade de morar no estrangeiro - é uma opção de vida.

Por me sentir assim, adorei ler um texto da Adriana Setti (recomendado pela Carolina,  leitora do blog) em que a jornalista relata como seus pais  - casal da classe média alta paulistana - decidiram experimentar, por alguns meses, um estilo de vida mais enxuto na Espanha. Como explica Adriana, eles "reaprenderam (uma vez que nenhum deles vem de família rica, muito pelo contrário) a dar uma limpada na casa nos intervalos do dia da faxina, a usar o transporte público e as próprias pernas, a lavar a própria roupa, a não ter carro (e manobrista, e garagem, e seguro), enfim, a levar uma vida mais sustentável. "


O que ganharam com isso ?  Ao adotar o estilo vida mais austero da classe média européia, eles se livraram das amarras e stress do cotidiano paulistano, causados, como diz Adriana, pelo " nababesco padrão de vida almejado por parte da classe média alta brasileira". Livres de uma estrutura muitas vezes sufocante, os dois - que alegria !  -se reinventaram e puderam fazer coisas muito mais interessantes, como devorar o calendário cultural de Barcelona e viajar pelo país. 

Clap, clap, clap para o casal. A vida pode, sim, ser mais simples e muito mais interessante !






Gostou? Compartilhe:

0 comentários:

Postar um comentário