SOBRE A INDEPENDÊNCIA DA ESCÓCIA


Uma dos assuntos mais discutidos pela mídia por aqui é a possibilidade da Escócia deixar o Reino Unido - em plebiscito no dia 18 setembro a população da Escócia decidirá se é ou não a favor da independência. Lembrando: o Reino Unido é composto pela Inglaterra (capital: Londres) + Escócia (capital: Edinburgh) + País de Gales (capital: Cardiff) + Irlanda do Norte (capital: Belfast). O primeiro-ministro britânico, David Cameron, é absolutamente contra a idéia da separação: ele já afirmou que não suportaria ver o Reino Unido "destroçado" sem a Escócia. 

Os defensores da independência acreditam que é fundamental para a Escócia a soberania para escolher os destinos da nação - medidas que afetam a população devem ser tomadas por líderes locais e não decididas em Westminster - sede do parlamento britânico, em Londres, a milhas de distância. Segundo o chefe do governo regional escocês, Alex Salmond, a Escócia prosperaria mais governada a partir de Edimburgo. A riqueza proveniente da extração do óleo do norte do país, por exemplo, seria uma das maneiras de viabilizar economicamente a independência. 

Os contrários à independência  garantem que a Escócia teria mais dificuldades do que benefícios com a separação - a população perderia, por exemplo, o direito de utilizar a rede de saúde pública (NHS) e os benefícios sociais britânicos.

O primeiro-ministro britânico, David Cameron, é contrário à separação - ele garante que 

Gostou? Compartilhe:

0 comentários:

Postar um comentário