PASSEIO EM GLASGOW, PARTE 1


Eu e o Mike viajamos de Liverpool até Glasgow na última semana - ele estava a trabalho e eu aproveitei para conhecer a cidade. Confesso que não imaginava me deparar com uma metrópole tão exuberante. Maior cidade da Escócia ( maior que a capital Edimburgo), Glasgow logo conquista o visitante pela sua belíssima arquitetura. Há de tudo na cidade: construçōes vitorianas, arcos e vielas em estilo italiano, torres e igrejas neo-góticas e a modernidade arrojada dos prédios de aço e vidro.

Essa mistura faz de Glasgow um verdadeiro paraíso arquitetônico e uma cidade sensacional de se conhecer. 



Nosso primeiro passeio foi conhecer um dos pontos turísticos mais importantes da cidade: o Kelvingrove Art Gallery and Museum. 


Visita imperdível: o Museu Kelvingrove

Com mais de 8 mil obras, entre elas peças de mestres como Salvador Dali, Van Gogh, Henri Matisse e Claude Monet, o museu é imperdível.


Kelvingrove Museum: lindo prédio e acervo espetacular

Ah, e o museu conta ainda com uma galeria especial dedicada ao filho mais famoso da cidade, o arquiteto Charles Rennie Mackintosh (1868-1928), que transformou a cidade num dos centros mais importantes de Art-Nouveau da Europa. Mas conhecido como designer de móveis, Mackintosh criou cadeiras cujo design você provavelmente reconhece (veja a fotos abaixo). 




De lá, seguimos para o centro da cidade, onde localizam-se importantes pontos turísticos. Visitamos a George Square, construída em 1781; a igreja St George's Tron; a Gallery of Modern Art (conhecida como GoMa) e o Royal Concert Hall. 



A linda George Square
St George's Tron data de 1807
Operas, concertos e balés acontecem no Royal Opera House
A Gallery of Modern Art, conhecida como GoMa

Passeamos ainda pela Buchanan Street -  rua das lojas mais bacanas, fechada a carros e super movimentada. Nessa rua vale dar um pulo no elegante shopping Princes Square, com seus arcos de  inspiração no Art-Nouveau, e na Argyll Arcade, galeria que abriga mais de 30 joalherias. Todos esses lugares são pertinho uns dos outros - dá tranquilamente para conhecê-los caminhando.



Arcos de inspiração Art-Nouveau do shopping Princes Square, na Buchanan Street


A elegante Argyll Arcade - galeria repleta de joalherias - na Buchanan Street

Leia também:

Visitar Edimburgo durante Festival de Teatro

Gostou? Compartilhe:

0 comentários:

Postar um comentário