MATISSE: EXPOSIÇÃO EM LONDRES


No final da vida, Henri Matisse (1869-1854) continuava a assombrar o mundo das artes plásticas. Mesmo fragilizado pela doença que limitava sua locomoção, o mestre francês iniciou, em 1943, uma nova fase de sua produção artística: colagens de guaches. Essas obras são uma explosão de cores vivas - uma exuberância de azuis, vermelhos, amarelos -   em cenas de circo, imagens de aves e peixes e também nus. São obras de todos os tamanhos: desde miniaturas até peças que cobrem uma parede inteira. Você com certeza já viu algumas dessas colagens - como a imagem acima ("Blue Nude (III), de 1952).  


"The Fall of Icarus ", de 1949
Pois agora viva ! podemos apreciar 120 dessas colagens na exposição " Matisse, Cut-Outs ", na Tate Modern, em Londres. Eu e o Mike visitamos a exposição na semana passada - é genial !  A crítica britânica se derramou em elogios - descrevendo a mostra como 'fascinante' e 'imperdível'. A Tate, é claro, está repleta de visitantes loucos para conferir a mostra.


Matisse: fragilidade física;
vitalidade artística

Além das colagens, o que impressiona são as fotos e o vídeo que mostra Matisse, preso a uma cadeira de roda, tesoura na mão criando as colagens. Como disse o crítico Nicholas Serota, do jornal The Guardian, dessa maneira Matisse se libertava da doença e da velhice, "creating luscious cut-outs that unleashed a new art ".  ("criando voluptuosas colagens que liberaram uma nova forma de arte" ). 




Gostou? Compartilhe:

0 comentários:

Postar um comentário