POR QUE OS BRITÂNICOS USAM UMA PAPOULA NO PEITO ?


Nessa época do ano muitos britânicos - homens e mulheres - enfeitam a lapela de suas jaquetas e casacos com uma papoula - desse jeito que a rainha Elizabeth está usando. Trata-se de uma maneira de homenagear todos aqueles que lutaram nas duas grandes guerras. 

A flor é usada em novembro porque no segundo domingo do mês (hoje) celebra-se o Remembrance Day - literalmente "Dia da Lembrança" - data que corresponde ao "Dia dos Mortos"no Brasil. 

A papoula foi escolhida para homenagear a data porque ao fim da Primeira Guerra Mundial, a flor começou a brotar nos campos de batalha. Virou assim, símbolo de renascimento e esperança. O Remembrance Day também é  muito conhecido como Poppy Day  - que é como é chamada papoula em inglês. 


A flor artificial (que é também um dos símbolos do outono) é vendida pela British Legion ( associação de militares da ativa e da reserva) em lojas e supermercados e sua renda é revertida às famílias de membros das Forças Armadas. Recentemente, motociclistas da organização percorreram as ruas de Londres carregando papoulas gigantes para reforçar a importância da data, como mostra a foto acima.  

Gostou? Compartilhe:

Um comentário: