TURNER: FILME E EXPOSIÇÃO


Veja o filme, visite a exposição. Quem passeia pela Inglaterra pode fazer essa dobradinha assistindo a um dos filmes mais aguardados da temporada -  "Mr Turner ", que retrata os últimos anos de vida do pintor britânico JMW Turner (1775-1851) - e visitando a nova exposição do artista na Tate Britain. A foto acima é de uma cena do filme.

Turner é considerado um dos maiores pintores do Reino Unido e adorado pelo povo britânico. Ele retratou como ninguém as belíssimas paisagens da Inglaterra e também cenas marítimas, mas de uma forma inteiramente pessoal e avançada para a época. A maneira como utilizava luz e cores fez com que ficasse conhecido como precursor do movimento Impressionista - e, para alguns, até mesmo do Abstracionismo. A influência e o fascínio que exerce sobre crítica, público e artistas até hoje comprovam a vitalidade de sua obra. 

Só para vocês entenderem melhor, em 2012 eu vi, aqui na Tate Liverpool uma exposição absolutamente sensacional que explorava as semelhanças de estilo entre Turner e outros dois super famosos pintores que viveram e produziram suas obras em épocas posteriores ao britânico: o impressionista francês Claude Monet (1840-1926) e o artista abstrato americano Cy Twombly (1928-2011). 

Uso de luz e cores : antecipando o Impressionismo em  "Chichester Canal " (c 1828)

Mas voltando ao filme: a crítica britânica adorou; segundo o jornal The Guardian, o diretor Mike Leigh ( "Segredos e mentiras", "Agora ou nunca") fez uma narrativa brilhante sobre a vida de Turner, famoso por ser rabugento e excêntrico. O filme aborda a relação do artista com seu pai, seus relacionamentos amorosos e a difícil convivência com os outros artistas da época. O filme é meio longo (150 minutos ), a Veja achou cansativo, mas eu não vou perder mesmo !


"Sunset across the Park from the Terrace of Petworth House", 1827 

O diretor Mike Leigh já está cotado para o Oscar, assim como Timothy Spall, que brilha como Turner, e já abocanhou, com o papel, o prêmio de melhor ator no festival de Cannes esse ano (para quem não lembra, Spall é o Wormtail de Harry Potter). Em entrevista à Folha de São Paulo por ocasião do Festival de Cinema do Rio (quando o filme foi apresentado no Brasil), o ator afirmou que Turner era um homem misterioso - o que prova que "nem todos os gênios vem em pacotes bonitos e românticos. Ele era um homem bruto, de coração duro, mas possuía uma alma poética [...] um pintor do sublime, alguém que capturava a tensão entre a belezae o horror da natureza ". O ator explicou ainda que precisou tomar aulas de pintura dois anos antes de ensaiar. (Leia mais críticas do filme em português aqui

E a exposição? Bem, nada melhor que conhecer a obra de Turner ao vivo e a cores : a Tate Britain está apresentando a exibição "Late Turner" até 25 de janeiro. Como o nome sugere, a mostra reúne telas produzidas nos últimos anos de vida do pintor. Mas se você não vai estar em Londres a tempo de ver a exibição, não se preocupe, a galeria tem um acervo permanente super vasto com obras do artista. 

Gostou? Compartilhe:

0 comentários:

Postar um comentário