O QUE QUEREM OS ELEITORES INGLESES ?


O Reino Unido se prepara para ir às urnas daqui a três semanas para escolher os seus representantes do Parlamento e também o seu futuro primeiro-ministro (entenda como funciona o sistema eleitoral do país aqui). Quais são, então, as preocupaçōes do eleitor britânico? Quais os assuntos que ele quer ver resolvidos pelos seus representantes no governo?

De acordo com as principais pesquisasa maior preocupação da população é com o gerenciamento do sistema público de saúde (National Health System, conhecido simplesmente como NHS). Fundado em 1948, o NHS é considerado um dos melhores sistemas públicos de saúde do mundo - uma conquista da democracia britânica. Para manter essa qualidade dos serviços médicos e odontológicos é necessário muito investimento, é claro. E é essa justamente a maior preocupação dos eleitores : há muito receio que decisões de cortes nos investimentos do setor nos últimos anos -  consequência da política de austeridade do governo do primeiro-ministro David Cameron -  estejam comprometendo (ou venham num futuro muito próximo a comprometer ) a qualidade dos serviços. 


Outra grande preocupação da população é com o controle da imigração. A maioria da população - e em especial o eleitorado conservador - aprova medidas de controle nas regras de imigração. Segundo o primeiro-ministro David Cameron, cerca de 8,3 milhoes de imigrantes chegaram ao Reino Unido de 1974 até 2004; e a previsão é que mais 4 milhoes nos próximos sete anos. Para a maioria dos britânicos, os imigrantes representam competição no mercado de trabalho. Além disso, eles ressentem o fato que imigrantes vindos de países da UE tenham acesso aos benefícios sociais britânicos.

A população também se mostra preocupada com o desempenho da economia. O país levou um susto em 2011 quando, no período de alta recessão por aqui, a economia britânica foi rebaixada a um sétimo lugar mundial, atrás do Brasil. Era a primeira vez que a economia da Grã Bretanha ficava atrás de um país da América Latina no ranking divulgado pelo Centre for Economics and Business Research. De lá para cá, a economia britânica se recuperou, mas a preocupação continua grande. O aumento do custo de vida também é prioridade especialmente entre os mais jovens (entre 18 e 24), que estão na luta pelo primeiro emprego e enfrentando dificuldades em pagar as contas do dia-a-dia.

Por fim, uma outra grande preocupação dos britânicos, de acordo com pesquisa realizada pela rede de TV ITV, é com a redução de desigualdade. Ou seja: a população tem como prioridade que os benefícios trazidos pelo crescimento econômico sejam compartilhados por todas as camadas da sociedade.  

Leia também:

Como a Inglaterra evita a corrupção parte 1
Como a Inglaterra evita a corrupção parte 2
Política e ética na Inglaterra

Gostou? Compartilhe:

0 comentários:

Postar um comentário