LONDRES: VIAGEM DE TREM


A maneira mais prática de viajar de uma cidade para outra dentro da Inglaterra é por trem. Não tem aquela complicação de check in de bagagens, é um serviço sempre pontual, relativamente rápido e confortável, não dá medo de acidentes (como nos aviões), não depende (novamente, como os aviões) da metereologia: o tempo pode estar nublado, chovendo muito ou ventando, que o trem sai. 

Por tudo isso eu e o Mike não pensamos duas vezes quando escolhemos o meio de transporte para ir de Liverpool (onde moramos) até Londres, para uma viagem de alguns dias na capital do país. Saimos da principal estação de Liverpool - a Lime Street Station - e em duas horas e dez minutos chegamos à Euston Station, em Londres ( essa da foto aí de cima). 
A Lime Street Station, em Liverpool: trens pontuais e confortáveis




Euston Station, uma das estações
de trem em Londres


Londres tem ainda outras seis grandes estações: Paddington, Kings Cross, St Pancras International, Liverpool Street, Waterloo e Victoria - todas com ligação com o metrô para você seguir para o hotel ou centro da cidade. 





Como no Brasil não existe um serviço ferroviário semelhante, resolvi reunir algumas dicas para quem vai viajar de trem na Inglaterra:

  • As estações de trem na Inglaterra são bem organizadas - assim chegar procure pelos painéis eletrônicos que mostram os horários de chegadas e saídas dos trens e as plataformas correspondentes. É um painel igualzinho aos que encontramos em aeroportos no Brasil.
  • Há sempre muitas lojas nas estações: fast food, cafés, drogarias, papelarias, lojas de chocolate. Não se preocupe se precisar de alguma comprinha de última hora;
  • Geralmente, não há lixeiras nas lanchonetes de fast food, para você jogar fora os guardanapos, copos ou pratos descartáveis. Você deixa tudo na mesa que um funcionário recolhe. A falta de lixeiras é consequência do medo de possíveis bombas deixadas por terroristas ( antes de Bin Laden a ameaça era o IRA) nas estações. Desde então as lixeiras foram banidas nas maioria das estações.


Victoria Station em Londres

  • Faça uma pesquisa antes de comprar o seu bilhete de trem. Os preços variam muito, dependendo do horário da viagem, da antecedência em que o passageiro comprou a passagem, e, é claro, o bilhete é de primeira classe ou não. Para você ter uma idéia, a minha passagem Liverpool-Londres, às 14hs, custou 18 libras. Mas se eu tivesse comprado para uma viagem às 8h da manhã (horário nobre), o preço seria 75 libras. E, na primeira classe, ficaria ainda mais cara: 211 libras!!
  • Verifique no bilhete não apenas a plataforma, mas o vagão do seu assento ( são geralmente discriminados por letras : vagão A, B, C e assim por diante).

  • Geralmente é uma boa idéia comprar a passagem com antecedência, mas se isso não for possível, verifique quais são os assentos não reservados - é num desses que você poderá se acomodar.

  • Ah, é não é uma boa idéia viajar com muita bagagem em trens, simplesmente porque não tem muito lugar livre para acomodar malas. Há o espaço localizado acima do seu assento - como num avião  (mas é meio reduzido) e você ainda pode deixar a sua mala num local apropriado bem na entrada de cada vagão.

Gostou? Compartilhe: