COMO REVITALIZAR UMA ZONA PORTUÁRIA


Na primavera e verão de Liverpool os moradores se esbaldam nas praias, parques e especialmente no Albert Dock - imensa área cultural e de lazer. No local, funcionava a antiga zona portuária - vale lembrar que a cidade cresceu, enriqueceu e se desenvolveu nos séculos XVII e XVIII em função do movimentado porto. A área foi oficialmente inaugurada pelo Príncipe Albert (marido da rainha Victoria) em 1846 mas, a partir do século XX, enfrentou um longo período de abandono e marginalização até que, em 1988, foi toda reformada: pubs, restaurantes, lojas, cafés e muitos dos mais importantes museus da cidade funcionam ali agora, entre eles: a Tate Gallery, o Museum of Liverpool e o Museu Marítimo.  

Albert Dock: ontem e hoje

A revitalização da área - semelhante ao que aconteceu em outras cidades no mundo, como Manchester, e está ocorrendo atualmente no Rio - foi enorme mesmo.  Antigos armazéns foram transformados em apartamentos (sem perder suas características arquitetônicas históricas) - e, por causa da vista belíssima que oferecem do Rio Mersey (que banha a cidade), custam uma fortuna. Hotéis foram construídos na área, o que ajuda a garantir o sempre grande fluxo de turistas na área. Essa enorme intervenção urbanística foi, segundo os especialistas, muito bem sucedida, pois conseguiu conferir modernidade ao lugar sem afetar o seu valor histórico.

No Albert Dock: o Museu Marítimo e um passeio de ferry pelo Rio Mersey

Albert Dock é um espaço imenso - 11,6 mil metros quadrados ! Tem espaço para todo mundo passear - mesmo na primavera e verão, quando o lugar fica cheio de moradores e turistas. Uma dica muito bacana (quando o tempo está bom) é pegar o ferry, que sai dali. -  Mostrei esse passeio aqui; é sensacional !
O Albert Dock ainda tem outras duas vantagens: é pertinho do Liver Building - cartão postal de Liverpool - e do principal centro comercial da cidade, que se chama Liverpool One.


Gostou? Compartilhe:

0 comentários:

Postar um comentário