HOJE É DIA DE VOTAÇÃO NO REINO UNIDO


Casas de chá, salōes de cabeleireiro, pubs. São vários os locais inusitados que estão abrigando zonas eleitorais hoje - dia em que os eleitores do Reino Unido decidem, nas urnas, quem vão ser seus representantes no Parlamento e quem será o novo primeiro-ministro da nação

O Mike (meu marido, que é inglês) foi cedo votar. O local de votação dele é mais normalzinho : um centro comunitário da igreja do nosso bairro (a St Nicholas' Chruch, como você pode ver na foto acima).  Diferentemente do Brasil,  por aqui o sistema não é digitalizado; a urna não é eletrônica. O eleitor preenche uma cédula e a deposita na urna.


Zonas eleitorais:  abertas das 7 às 10 hs e oferecendo
 orientação ao eleitor

As zonas eleitorais - aqui chamadas de Polling Stations - ficam abertas hoje das 7 da manhã até às 10 da noite recebendo eleitores. Eu não posso votar; sou residente legal na Inglaterra, mas não cidadã britânica. O direito ao voto nessas eleiçōes - chamadas de General Elections - é restrito a cidadãos britânicos ou os cidadãos da Comunidade Britânica (Commonwealth ) residentes no Reino Unido. 

Como eu expliquei aqui, os eleitores votam nos MP (Members of the Parliament, cuja função é semelhante a dos deputados federais no Brasil). O partido que tiver o maior número de MP no Parlamento tem direito a indicar o primeiro-ministro. 

Lavanderias também funcionam como zonas eleitoriais. Foto do jornal The Guardian
O voto não é obrigatório. Para estar apto a votar, o eleitor tem que ter mais de 18 anos e ter se cadastrado antecipadamente online. Com o cadastro feito, ele terá recebido, em casa, um cartao de votação ( o Poll Card), que indica onde deve se encaminhar para a votação.

Gostou? Compartilhe:

0 comentários:

Postar um comentário